Aviso: As modalidades de pesquisa das obras Boletim do Conselho Ultramarino e Colecção de Legislação Novíssima do Ultramar encontram-se em permanente actualização. De momento, parte dos livros pode apenas ser consultado integralmente, em versão pdf, e não norma a norma, como acontece com as restantes colecções disponíveis.
Na modalidade “consulta”, o utilizador poderá consultar, colecção a colecção, ou volume a volume, todos os livros e espécies digitalizadas nesta base de dados. Poderá ainda ler estes volumes como se de livros se tratassem, da primeira até à última página. Poderá, finalmente, clicar no índice de cada um destes livros, localizado à esquerda da página e, dessa forma, aceder directamente às espécies legislativas que constam do índice.
Na modalidade “pesquisa”, o utilizador poderá combinar vários tipos de pesquisa.
Na versão mais simplificada - “Palavra(s) a pesquisar” – poderá pesquisar uma ou mais palavras (ou parte de palavras) à sua escolha. Ex: “cidadão”, “cidad”; ou, “cidadão Lisboa”. Após ter feito enter, esta palavra será pesquisada nos títulos de todas as espécies legislativas que constituem a base. Caso deseje restringir temporalmente a sua pesquisa, poderá escolher um período temporal preciso, seleccionando e preenchendo em conformidade os campos correspondentes. Ex: “entre os anos de 1500 e 1550”; ou “antes do ano de 1755”. Os resultados poderão ser apresentados por ordem cronológica ou alfabética.
O campo “Texto da norma” (ainda a ser implementado) permitirá ao investigador pesquisar nos conteúdos da legislação que compõe a colecção Legislação Antiga e Legislação Novíssima do Ultramar (mas não nos volumes que constituem a base original Ius Lusitaniae).
O campo “Palavras chave da norma” (ainda a ser implementado) reenvia para um thesaurus de conceitos relacionados com o governo das populações do império, permitindo ao investigador aceder a diferentes tipos de normas que, de uma ou de outra forma, estão associadas a estes conceitos (ex: mestiçagem, trabalho forçado, etc.).